O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável 2022-2030, prevê a redução até 2027 de pelo menos 10% do teor de sal e 20% no teor de açúcar nos alimentos que mais contribuem para a ingestão de sal e açúcar na população portuguesa. Tem como objetivo ainda, melhorar o conhecimento sobre a dieta mediterrânica.
Segundo as previsões para Portugal, em 2030 os erros alimentares e o excesso de peso e obesidade podem vir a ultrapassar o tabaco no ranking dos fatores de risco que mais contribuem para a mortalidade. São por isso prioridades de saúde a promoção da alimentação saudável e a prevenção e controlo das formas de malnutrição (alimentação inadequada, desnutrição, ingestão inadequada de vitaminas e minerais) com enfoque no excesso de peso e obesidade. O PNPAS 2022-2030 prevê um conjunto concertado e integrado de ações, ao nível dos ambientes alimentares, a nível individual e ao nível dos cuidados de saúde.
O PNPAS 2022-2030 que agora entra em discussão pública por 21 dias, baseia-se em evidência científica e nos modelos de planeamento estratégico em saúde, participativo e colaborativo, tendo sido promovido o envolvimento de diferentes parceiros. Está ainda em consonância com as prioridades estratégias e recomendações da União Europeia e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Consultar o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável aqui.
Commenti